Marcelo Bukchowany
Reviewed in Brazil on June 11, 2024
A Vida Intelectual de A.D. Sertilanges. Trata-se de um guia de iniciação à vida intelectual, sendo ideal para quem busca se dedicar aos estudos e a erudição. O livro toma por base os 16 preceitos de São Tomás de Aquino (que constam integralmente no livro à fls.216/217). Sua simplicidade e vigor não escondem a profunda entrega do autor em cada página que claramente nos apresentam passos fundamentais para o exercício da vida intelectual. O livro possui 9 capítulos e prefácio de Olavo de Carvalho e do próprio autor, que tratam desde questões fundacionais como a natureza da vida intelectual, o engajamento do estudante e os meios para se alcançar maturidade acadêmica e as diversas temáticas que giram em torno do trabalho intelectual.Escrito de forma simples, brilhante e cativante, este livro nos estimula à verdadeira prática da vida intelectual. O livro é um verdadeiro tesouro de dicas e sábios conselhos para uma vida intelectual centrada e bem-sucedida. A Vida Intelectual nos apresenta a natureza, as virtudes e os meios e executar o trabalho de lidar com os livros e com o meio a sua volta. Leitura obrigatória, independentemente de sua religião ou cosmovisão ou ainda se já é um experiente intelectual ou um iniciante.Lembrando que ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.
Diego B.
Reviewed in the United Kingdom on January 11, 2024
Product arrived perfectly. The delivery time was within reasonable time taken it came directly from Brazil. Price was also fair. Looking forward to buying more products from the seller.
Daniel Alcaniz
Reviewed in Brazil on August 28, 2023
Trata-se de um livro para quem quer começar uma vida de estudos. Mas não uma vida de estudos visando tão-somente trabalhar na academia ou com pesquisa. O autor trata da vida de estudos, ou a vida intelectual, como uma vocação, num sentido quase místico da palavra. Ele trata da vocação como um chamado do espírito para uma vida dedicada ao estudo e à busca da verdade, independente da área que o intelectual se presta a estudar.Isso significa que o livro serve para acadêmicos e não acadêmicos, e até como encorajamento para aqueles que sentem o chamado dos estudos, mas que têm uma ocupação diária. Para Sertillanges, a vida intelectual é para quem é chamado a estudar, não somente para quem trabalha com o estudo. Para o padre, quem trabalha durante o dia pode ter uma vida intelectual sólida nas horas vagas, caso necessite desse trabalho para se sustentar.Além disso, o livro é bastante denso, e não-raramente me peguei refletindo em certas frases elaboradas pelo Pe. Sertillanges. Ele também é um excelente analogista, o que facilita muito a compreensão dos seus argumentos.O livro é dividido em 9 capítulos, sendo os 5 primeiros mais filosóficos e os 4 últimos mais práticos. Nos capítulos iniciais, Sertillanges dá conselhos sobre rotina, alimentação, higiene, contemplação do mundo, formas de encarar as horas gastas fora do estudo, motivação, espiritualidade e, em um certo ponto, sobre como buscar um cônjuge ideal para a vida intelectual. Nos quatro últimos, os conselhos práticos vão de métodos de pesquisa a como selecionar o que reter na memória, assim como não deixar os estudos engolirem a sua vida, ou seja: como equilibrar os estudos com a vida familiar, pessoal e social.Devo, ainda, dizer que o autor, por ser padre, tem um ponto de vista bem específico, que é de um católico apostólico romano, assim como um referencial teórico muito bem definido, que é São Tomás de Aquino. Em que pese as várias referências a este filósofo e a clara influência católica no seu pensamento - eu sou protestante -, é possível ler esse livro e extrair muitas lições para a vida de estudos mesmo se o leitor não partilhar da mesma fé do autor, ou simplesmente não partilhar de nenhuma fé. Eu aconselho a pessoa curiosa por essa obra a lê-la de coração e mente abertos, porque há muito conteúdo proveitoso nas suas páginas.É, por isso, uma obra prima e considero, pessoalmente, uma obra imprescindível para quem quer entrar na vida de estudos, seja ela dentro da academia, seja para o estudo por conta própria. Os conselhos dados pelo Pe. Sertillanges são sobremaneira valiosos e com certeza os levarei para a vida.